Radiohead
Amnesiac
EMI
Para que qualquer dúvida se dissipe: Amnesiac é Kid A.
O Radiohead não guardou as músicas mais "fáceis" das seções do álbum de 2000 para serem lançadas agora, como alguns desconfiavam. As 11 faixas do novo trabalho são tão experimentais e esquisitas quanto as do anterior. Tão boas e envolventes também, só que agora não existe impacto.
A banda faz questão de dizer que não são sobras, que Amnesiac tem uma unidade, que é mais The Bends, que isso e aquilo. Dá para acreditar (ainda). Mas a verdade é que existem até músicas correspondentes entre esse e Kid A. A de abertura, "Packt Like Sardines In A Crushd Tin Box" é similar, inclusive na repetição de frases, a "Everything In Its Right Place"; a jazzística "Life In A Glasshouse" é prima-irmã de "The National Anthem"; "You And Whose Army?" é dançante como "Idioteque"; "The Morning Bell Amnesiac" é a continuação da outra "Morning Bell", embora com andamento e instrumentos diferentes. E "Knives Out", a música que mistura o primeiro-ministro Tony Blair com canibalismo e que demorou 365 dias para ser finalizada, é a balada pop, perdida no meio da esquizofrenia, como "Optimistic".
No fim das contas, o que prevalece é a estranha jogada de marketing do mentor Thom Yorke. Sem singles, clipes, turnês e com pouquíssimas entrevistas e fotos para divulgação, Kid A foi um sucesso de vendas (sem falar que todo mundo que gosta de música pop ouviu a pergunta "o que você achou do novo do Radiohead?" pelo menos uma vez no ano passado). Porque seria sucesso de qualquer jeito, a curva ascendente do grupo era visível. Para o lançamento de Amnesiac, o vocalista já confirmou que haverá lançamento de singles (a triste "Pyramid Song" começa, depois virão "Knives Out" e "I Might Be Wrong"), clipes, turnês, play-backs em programas de auditório e entrevistas que falarão sobre sua tortuosa e miserável existência. Vai manter a curva estável e iniciar a expectativa pelo próximo trabalho, que pode ser decisivo.
José Flávio Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário